Perguntas Frequentes

Encontre respostas rápidas sobre a instalação, uso e manutenção da sua bomba dosadora em nossa página de Perguntas Frequentes. Saiba sobre a posição correta, compatibilidade química e dicas para evitar problemas.

Não. A bomba dosadora deve ser instalada na posição vertical, conforme indicado no manual. Podendo variar até 45° da vertical.
Posição vertical

Posição vertical: correta

Posição vertical

Posição horizontal: errada

Para utilizar a bomba dosadora com um determinado produto químico, deve-se verificar a tabela de compatibilidade química, pois nem todos os materiais constituintes da bomba dosadora podem ser adequados para trabalhar com o produto químico que você precisa dosar. Se você possui uma bomba dosadora que não atende aos requisitos ou não sabe se os materiais são compatíveis, entre em contato com nossos consultores para alterar os materiais correspondentes.

A bomba dosadora possui válvulas de retenção para que o produto químico não volte para o tanque de armazenamento. Mas se o ponto de injeção estiver em um nível inferior ao do tanque de armazenamento, produz-se o efeito sifão, que, por diferença de pressão, tende a injetar o produto químico com a bomba dosadora desligada. Para evitar este efeito, é recomendado trocar o ponto de injeção para um local mais alto que o tanque de armazenamento do produto químico. Caso esta alteração não seja possível, deve-se instalar uma válvula de injeção anti-sifão, que possui uma mola hastelloy para fechar a válvula toda vez que a bomba dosadora não for acionada.

Você pode realizar uma limpeza química, sem entrar em contato com o produto químico ou seus sais. Você deve ter um recipiente de ácido muriático e outro de água. Você deve primeiro colocar a bomba dosadora no tanque com água e esperar que ela seja limpa de todo o produto químico presente nas mangueiras e no interior do cabeçote. Em seguida, deve-se colocar a bomba dosadora no tanque de ácido muriático e recirculá-la por 5 minutos. Observe que neste ponto os sais de hipoclorito de sódio (ou cálcio) começarão a se romper. Por fim, após a instalação, a bomba dosadora deve ser recirculada com água novamente, para que o ácido não entre em contato com o hipoclorito.